Você provavelmente deve saber que as mulheres não têm muita visibilidade em muitos lugares, não é mesmo? Maria Conceição da Hora Gonçalves acredita que o direito é um dos ramos que as mulheres mais precisam ascender para incentivar as outras a também se integrarem aos espaços que antes não ocupavam. Continue essa leitura para entender melhor sobre como as mulheres precisam de mais oportunidades.
As mulheres e sua falta de oportunidades
Ao longo da história do mundo, as mulheres foram totalmente reprimidas e tiveram sua visibilidade apagada, tornando-as inferiores aos homens. Por esse e outros motivos, elas passaram muito tempo sendo silenciadas e evitadas em diversas áreas que poderiam ter visibilidade a muito tempo atras, fazendo com que elas se tornassem um sexo inferior e demorando para conseguir espaço e voz.
Para Maria Conceição da Hora Gonçalves, mulher e advogada empreendedora, as mulheres não foram ouvidas por muito tempo, então agora querem um espaço em lugares que querem experimentar novas experiências e mostrar seus talentos, porém, ainda nos dias de hoje, a figura feminina têm muitas dificuldades e poucas oportunidades de demonstrar sua capacidade.
O feminismo e empreendedorismo
O machismo significa que os homens são superiores às mulheres. Quando falamos sobre feminismo, essa não é a suposição de que as mulheres são superiores aos homens, mas de que os dois são iguais perante a lei e qualquer outra coisa. Por isso, o feminismo luta para que as mulheres possam ter as mesmas oportunidades que os homens em qualquer área e tenham voz ativa.
A empreendedora Maria Conceição da Hora Gonçalves acredita que, de anos atrás até a atualidade, as mulheres conseguiram um lugar significativo em diversos aspectos, porém, o mundo dos negócios é bem mais complexo, fazendo com que as mulheres tenham muito mais dificuldade nesse ramo do que em outros, afinal, esse é um mundo dominado majoritariamente por homens, tornando o preconceito e violência de gênero bem mais evidentes.
Mulheres no Direito
O direito é uma área que preza pela defesa das pessoas, pelo direito de ir e vir, e de se apresentar perante a justiça sem qualquer problema. Essa é uma das áreas mais importantes da nossa sociedade, lutando para mantê-la organizada e harmônica, evitando situações ruins que devem ser julgadas por júris e com pessoas sendo sentenciadas. Infelizmente, as mulheres nunca tiveram muita credibilidade nesse ramo, mas hoje, têm se mostrado cada vez mais capazes e qualificadas para esse tipo de cargo.
Maria Conceição da Hora Gonçalves, como advogada, acredita que, principalmente no direito do empreendedorismo, as mulheres ainda têm muitas dificuldades a serem enfrentadas para de fato alcançarem cargos significativos. Ainda hoje poucas são advogadas, porém a luta continua e a cada dia é uma chance de formar mais uma mulher em áreas como esta.