Estratégias de economia para construir um fundo de emergência com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte

By Katy Müller 4 Min Read

Emergências acontecem o tempo todo e, quando elas demandam gastos financeiros inesperados, isso pode ser um grande problema para as pessoas. Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, expert em investimentos, a única maneira de passar por desafios financeiros sem maiores complicações é construindo um fundo de emergência. 

Mas, afinal, o que é um fundo de emergência e qual a sua importância em situações inesperadas? Para entender melhor sobre esse tema e descobrir tudo o que você deve saber sobre estratégias de economia para construir um fundo de emergência, basta acompanhar a leitura desse texto até o final!

O que é um fundo de emergência?

Antes de qualquer outra coisa, é fundamental buscar entender o que é um fundo de emergência. De acordo com Joni Ricardo Fernandes Duarte, esse é um modelo de reserva financeira que tem como principal objetivo servir de segurança para um futuro com menores preocupações. Assim, caso alguma dificuldade se apresente, você já está pronto para passar por ela sem se prejudicar.

Quem deve ter uma reserva?

Apesar de muitas pessoas subestimarem a importância de contar com uma reserva de emergência, ter um fundo como esse é imprescindível para quem deseja mais segurança. Dessa forma, é indicado que todos passem a, pouco a pouco, investir em uma reserva assim que receberem o primeiro salário. 

Principais maneiras de construir um fundo de emergência

Entre as principais maneiras de criar um fundo de emergência estão a abertura de uma conta poupança e outras contas de investimentos, como é o exemplo do Tesouro Direto Selic. Como elucida o empreendedor Joni Ricardo Fernandes Duarte, é preciso organizar as contas mensais e se preparar para depositar um determinado valor em sua conta todos os meses.

Determinando o valor

Se você está com dúvidas sobre a quantidade ideal que deve investir em seu fundo de emergência, é importante saber que essa decisão é muito pessoal, pois depende das condições financeiras e as necessidades pessoais de cada pessoa. Contudo, é possível determinar o valor a partir de uma análise básica sobre a sua renda e os gastos fixos de sua casa. Dessa maneira, o valor que ficar disponível ao final do mês, é o valor que você pode investir para manter um fundo emergencial.

Os melhores investimentos para a sua reserva

Como considera o homem de negócios Joni Ricardo Fernandes Duarte, algo importante de ser notado é que existem fundos de investimento mais rentáveis e, consequentemente, mais vantajosos que outros. Esse é o caso do Tesouro Direto Selic e do CDB, que rendem muito mais que a poupança e ainda podem ser facilmente resgatados quando as emergências aparecerem, sem que o seu dinheiro fique preso nas contas.

Importância de um fundo financeiro para situações de emergência

Como você pode ter visto, a criação de um fundo de emergência é fundamental para que você e sua família passem por situações inesperadas e crises de qualquer natureza de maneira mais tranquila e segura. Por isso, não deixe de investir em uma reserva financeira ainda esse ano e conte com as melhores dicas sobre o mercado financeiro!

Share This Article
Leave a comment