O sinal vermelho no mês de maio foi um alerta para o câncer de bexiga

By Katy Müller 2 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico especializado na área de urologia há anos. Dessa forma, em prol da conscientização sobre os riscos do tabagismo e o desenvolvimento do câncer de bexiga em decorrência desse vício. Por isso, o médico, hoje, fala sobre o câncer de bexiga e emite um alerta em relação aos riscos do tabagismo.

O cigarro está intimamente ligado ao câncer de bexiga pelo simples fato de que a fumaça inalada, repleta de substâncias tóxicas, entra em contato com a corrente sanguínea do indivíduo. Uma vez que sangue do corpo humano é filtrado pelos rins, essas toxinas se acumulam na região do sistema urinário (o qual o rim faz parte) e danifica esse trato. Portanto, há uma danificação celular da bexiga e a incidência de câncer de bexiga para fumantes sobe cerca de 3x.

Dessa maneira, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes enfatiza a importância de levar uma vida saudável, repleta de hábitos saudáveis, afastando-se de vícios e aproximando-se da prática de exercício físico, alimentação saudável e boa ingestão de água.

“Fica nítido a importância de se manter uma vida saudável, hábito saudável garante uma maior longevidade”, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, co-autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

O mês de Maio foi escolhido para sediar o palco de discussões e conscientização acerca desse tema. “A Campanha Maio Vermelho deu voz para essas questões e serviu de alerta para os riscos que o tabagismo traz para o corpo humano”, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes médico urologista, mestre e doutor em urologia pela Universidade Federal de São Paulo.

Share This Article
Leave a comment