Entrar no mercado empreendedor com um pequeno negócio pode ser uma tarefa desafiadora. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a maior dificuldade está em aderir a estratégias de marketing que fazem sentido para a realidade do negócio. Afinal, esses são públicos ainda mais restritos e devem ser fidelizados da maneira certa e de forma eficaz.
Se você é um empresário de um pequeno negócio ou deseja entrar no mundo empreendedor com um negócio dentro desse modelo, continue lendo este texto até o final e confira tudo o que você precisa saber sobre as melhores estratégias de marketing para que pequenas empresas se tornem grandes empreendimentos no mercado!
O que é um pequeno negócio?
Padarias de bairro, pequenos salões de beleza, pequenas lojas de roupas, cosméticos, papelaria, itens domésticos e outros produtos. Todos esses negócios que possuem uma estrutura organizacional simples contam com uma equipe de colaboradores restrita, possuem propriedade independente e tem como foco o atendimento da comunidade local. Segundo Haroldo Dalazoana Afonso Durães, são considerados pequenos negócios.
Além de serem empreendimentos com maior porcentagem de responsabilidade por atender as comunidades locais de cada bairro, Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que os pequenos negócios são essenciais para o crescimento econômico do país, já que são responsáveis por inovar no mercado, aumentar a competição e, principalmente, gerar novas oportunidades de emprego.
Maneiras de tornar o seu negócio relevante
Para que seja possível se estabelecer no mercado, é preciso que os empresários recorram às estratégias de marketing adequadas. Atualmente, com a ascensão das mídias digitais, fica muito mais fácil chegar até a casa das pessoas sem fazer muitos esforços. Uma ótima ideia é produzir conteúdos para as redes que tornem o contato com a comunidade local muito mais fácil e acessível.
Outra maneira muito interessante de tornar o seu negócio mais conhecido dentro de seu bairro e região é se conectar com o que é mais importante para a comunidade local. Dessa maneira, é possível marcar presença como patrocinador de campeonatos esportivos da região, fazer parcerias com associações locais e muito mais. Assim, a sua marca se fortalece no mercado.
Foco no nicho de mercado
Por fim, é possível perceber que existem muitas estratégias de marketing que as pequenas empresas podem utilizar para atrair e fidelizar clientes. Porém, Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que é importante lembrar que o sucesso do marketing depende de ações voltadas para público-alvo da sua empresa. Nesse sentido, com essas dicas, é possível conquistar mais clientes e tornar a pequena empresa mais forte no mercado.