Tudo que você precisa saber sobre a prostatite: aumento na glândula prostática

By Katy Müller 3 Min Read

A prostatite é uma inflamação na próstata, glândula responsável por produzir um líquido alcalino importante no sêmen, pois contém sais e nutrientes, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Em condições normais a próstata tem o tamanho de uma noz, na prostatite a glândula é aumentada, dificultando a passagem da urina e trazendo empecilhos à vida do homem.

A próstata está localizada abaixo da bexiga e o surgimento da inflamação provoca dores e desconfortos na região pélvica, bem como dor na musculatura pélvica, dificuldade para urinar e alguns sintomas semelhantes à gripe. Há dois tipos principais: a prostatite aguda e a crônica, a primeira é ocasionada por uma infecção e a segunda de ordem natural, ocasionada pela idade. Homens com mais de 50 anos possuem maiores chances de adquirir tendo em vista o aumento natural da próstata com o passar dos anos.

O aumento natural da próstata é chamado de hiperplasia prostática benigna – HPB, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Corresponde à anatomia e mudança hormonal no homem, aumento já esperado, porém há causas oriundas de fatores externos, entre as principais se encontram a prática de sexo anal e relações sexuais desprotegidas, bem como uma disfunção em algum estágio do sistema urinário e a baixa ingestão de água.

O tratamento geralmente inclui o uso de antibióticos, sendo este o processo mais comum para a terapia. Medicamentos anti-inflamatórios são indicados, assim como os bloqueadores alfa que visam aliviar o desconforto na hora de urinar, pois relaxam a região da bexiga e da próstata. Não é indicado praticar atividades que, ao realizar, exerce pressão sobre a próstata, como hipismo e andar de bicicleta.

Há dicas para a prevenção dessa disfunção, como por exemplo, manter uma dieta balanceada e saudável, fazer o uso de preservativos durante a relação sexual, ter uma boa ingestão de água, possuir bons hábitos higiênicos e fazer, de forma regular, a manutenção de exames clínicos. As orientações não só apenas para prevenir uma possível infecção, mas para levar a vida de forma saudável no geral, afirma o Dr, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.

Share This Article
Leave a comment