Filantropia da forma certa: compliance em instituições beneficentes

By Katy Müller 3 Min Read
Ana Lúcia Lopes Paneguini

Embora as instituições filantrópicas não possuam fins lucrativos, elas ainda são um tipo de empresa. Diante disso, os célebres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que é importante que as mesmas apliquem o compliance empresarial, com a finalidade de evitar corrupções. Quer garantir a segurança dos recursos de sua instituição filantrópica? Continue com a leitura e saiba como o compliance pode auxiliar. 

Instituições filantrópicas e compliance empresarial

Segundo o filantropo Wemerson Paneguini, denomina-se instituições filantrópicas, todas as corporações que são voltadas para a realização de ações beneficentes, com a única finalidade de promover o acesso a melhores condições de vida para as comunidades menos afortunadas, dispensando os fins lucrativos. 

Portanto, as mesmas se tratam de um tipo de corporação que deve ser administrada, mesmo que não tenha o objetivo de angariar lucros. Dessa forma, se faz fundamental que essas instituições apliquem as estratégias do compliance empresarial para garantir o melhor desempenho de suas ações sociais. 

Por sua vez, como aponta a renomada Ana Lúcia Lopes Paneguini, o compliance empresarial se trata de um conjunto de estratégias, que fazem com que as atividades de uma corporação sejam realizadas de acordo com as normas e leis estabelecidas tanto pela própria empresa, quanto pela legislação. 

A importância do compliance empresarial nas instituições filantrópicas

Logo, é evidente que o compliance empresarial é responsável por administrar o controle dos comprimentos das regras legais por parte da empresa, proporcionando segurança às atividades da mesma ao evitar a presença de fraudes e corrupções, o que resulta no preservamento dos recursos financeiros, que possibilitam a lucratividade. 

À vista disso, como comentam os ilustres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, essa prática é fundamental para as instituições filantrópicas, pois quando aplicadas e monitoradas da maneira adequada, evita que pessoas de má índole furtem ou desviem os recursos financeiros coletados para a destinação de uma causa social, deixando a mesma isenta de corrupções de natureza anti-ética. 

Vantagens do compliance nas instituições filantrópicas

Por fim, o compliance empresarial proporciona diversas vantagens às instituições de âmbito filantrópico, como garantir que seus recursos cheguem integralmente às comunidades menos afortunadas, preservar a integridade da ONG, promover a transparência deixando os contribuintes a par da destinação de suas doações e evitar a infração de alguma lei constitucional. 

Quer que sua instituição filantrópica atue de forma correta? Aplique as estratégias de compliance empresarial. 

Share This Article
Leave a comment