Entenda o que é bexiga neurogênica

By Katy Müller 3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente exerce a função de cirurgião geral, com especialidade em prostatectomia robótica, uma cirurgia minimamente invasiva, contra a cura do câncer de próstata. Com mais de 20 anos de experiência na área, o especialista explica o que é bexiga neurogênica.

A bexiga neurogênica é quando há incapacidade de controlar o ato de urinar devido a alguma lesão neurológica que causa disfunção na bexiga ou no esfíncter urinário. Então, essa alteração nos nervos impedem que a musculatura da região funcione corretamente, além de trazer inflamações na bexiga, desajuste hormonal ou infecções. A bexiga neurogênica pode ou não ter cura, mas isso depende muito das causas e definições, que são duas:

  • Bexiga hipoativa: também chamada de flácia, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes diz que neste caso os músculos não conseguem contrair a urina no momento adequado. Isso pode resultar em lesões dos nervos periféricos ou lesão na medula espinhal no nível da S2 a S4.
  • Bexiga hiperativa: Oposto da outra, aqui há uma contração excessiva e involuntária dos músculos e perda involuntária de urina. Ou seja, a  contração vesical e o relaxamento do esfíncter urinário externo tipicamente não são coordenados. Em geral, resulta de lesão encefálica ou lesão da medula espinhal acima de T12.

É a partir do tipo de bexiga que o urologista poderá definir o diagnóstico e então o tratamento, que inclui, normalmente, o uso de remédios ou aplicação de toxinas, fisioterapia pélvica e uso de sonda vesical. Nos casos mais graves da enfermidade, o médico pode optar também por intervenção cirúrgica. O tratamento mais imediato é a cateterização para ajudar a evitar que a urina permaneça tempo demais na bexiga, que pode causar infecções no trato urinário. O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Carbonari conta que os principais sintomas são incontinência urinária, onde as pessoas costumam eliminar pequenas quantidades de urina. Nos homens, é possível adquirir disfunção erétil. Os pacientes com bexiga hipoativa relatam que precisam ir com urgência regularmente ao banheiro, principalmente à noite, o que dificulta a qualidade do sono. Já na hiperativa sofrem fraqueza muscular, espasmos e perda da sensação das pernas. Então, se sentir qualquer um desses sinais, consulte um médico urologista imediatamente.

Share This Article
Leave a comment