Mesmo não sendo um problema muito comum entre os homens, o Mestre e Doutor em Urologia Marco Antonio Fortes diz que é preciso tomar cuidado mesmo assim para não ter infecção urinária. Por isso, separamos algumas informações e dicas de como se cuidar e prevenir a doença.
- O que é infecção urinária?
As ITU, chamadas também de infecções urinárias, podem se desenvolver na uretra, bexiga, ureteres e rins. É mais comum na metade inferior da bexiga e na uretra e em grande parte dos pacientes, a infecção é causada por bactérias. O local onde ocorre a infecção afeta o tipo, a causa e os sintomas. Os tipos mais comuns são: cistite (infecção da bexiga), uretrite (infecção do trato urinário), pielonefrite (infecção renal) e infecção ureteral.
- Sintomas
Urina com odor acentuado
Sangue na urina
Ardência forte ao urinar
Urina escura
Dor pélvica
Dor no reto
Aumento da frequência de idas ao banheiro
- Diagnóstico: Alguns exames podem detectar a infecção, como o exame de urina, a cultura de urina e os exames de imagem. O Dr. Marco Antonio Fortes explica que cada tipo de exame vai depender de como o paciente apresentou os sintomas e quais foram as ocorrências a partir delas.
- Prevenção
Beber bastante líquido
Urinar após relações sexuais
Usar preservativo durante a relação sexual
- Fatores de risco: A maior parte das infecções vem da pouca ingestão de água no organismo ou pela obstipação. Além disso, sexo sem preservativo aumenta a chance de contaminação. O Dr. Marco Antonio Fortes ressalta que alguns homens com hiperplasia da próstata podem reter urina na bexiga por muito tempo, o que também os torna suscetíveis a infecções, principalmente se o sistema imunológico estiver mais fraco, pois as defesas corporais não conseguirão combater as bactérias.