Como a Inteligência Artificial (IA) pode impactar o mercado de investimentos

By Katy Müller 2 Min Read

De automatização de processos a produtos financeiros, entenda como a tecnologia pode afetar o mundo dos investidores

Há 67 anos, John McCarthy, pesquisador americano da ciência da computação e sistemas inteligentes, lançou a linguagem de programação chamada Lisp, dando luz ao termo ‘inteligência artificial (IA)‘ em seu trabalho. O cientista não só abriu as portas para o desenvolvimento da IA, como inaugurou o termo.

Por muitos anos, a IA ficou restrita ao campo da pesquisa acadêmica e estudos de programação, mas a partir do século XXI, com o avanço da tecnologia, ela começou a ser popularizada. A guinada dessa inovação é bastante recente: em novembro do ano passado, com o lançamento do ChatGPT, a OpenAI assumiu o protagonismo do tema e, saindo na frente de grandes companhias, como Alphabet, Apple e Microsoft; deu acesso irrestrito a seu sistema de IA.

Em poucos meses, diversos setores foram impactados pela tecnologia, que também trouxe muitas dúvidas. Um dos questionamentos gira em torno do quanto a IA beneficiará o mercado financeiro.

Uma pesquisa encomendada pela IBM em 2022, com 7.502 tomadores de decisão de negócios em todo o mundo, sendo 1.000 entrevistados na América Latina (Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru), mostra que 41% das empresas no Brasil já utilizam a IA em suas operações comerciais e 34% estão planejando a sua aplicação.

Para Gabriel Costa, analista da Toro Investimentos, o desenvolvimento da inteligência artificial pode otimizar uma série de processos. Ela deve proporcionar maior ganho de produtividade e auxiliar no desenvolvimento de produtos mais sofisticados.

“No mercado financeiro, por exemplo, a IA pode ser utilizada para análise de dados mais assertiva. Como resultado, irá produzir modelos de investimento mais elaborados e produtos financeiros voltados para a realidade de cada cliente, como um planejamento financeiro personalizado”.

Share This Article
Leave a comment