Qual o melhor imóvel para comprar: casa ou apartamento?

By Katy Müller 3 Min Read

Comprar o primeiro imóvel é um desafio para os brasileiros por diversos motivos, um deles é a dúvida entre casa e apartamento. Por essa razão, Valdir Piran, que é presidente do Grupo Piran, acredita que antes de decidir comprar sua casa, é necessário aprender sobre alguns temas importantes do mercado imobiliário, a fim de que seja escolhida a opção que melhor condizer com o perfil do comprador e, claro, seu orçamento.

Antes de mais nada, Valdir Piran enfatiza que não existe opção certa ou errada, mas, como dito, a que condiz com os desejos e objetivos do comprador. Na prática, é necessário verificar as vantagens de cada um para que sua escolha seja feita. Desse modo, se você quer saber mais profundamente quais são elas, não deixe de ler este artigo até o final.

Vantagens de morar em casa

Em primeiro lugar, falando de vantagens, o acionista comenta que essa opção é, de longe, a mais buscada entre os brasileiros, e o motivo principal disso é o fato de que casa são, geralmente, mais espaçosas e mais baratas ou equivalentes, em preço, a um apartamento de mesmo tamanho (dependendo da região, é claro). Além disso, morar em casa é sinônimo de liberdade, isto é, você cria suas próprias regras, ao invés de ter que seguir as de condomínios.

Outra vantagem importante de se viver em casas, segundo Valdir Piran, é o fato de que, após comprada, você não precisa pagar condomínio (a menos que more em um condomínio horizontalizado, é claro). Isso é um fator importante, pois muitas pessoas não vêem sentido ou simplesmente não querem ter mais um entre tantos gastos.

Vantagens de morar em apartamento

No entanto, morar em apartamento, diferente do que muita gente acredita e até mesmo brinca dizendo que é o mesmo que viver em “apertamento”, esta opção pode ser, sim, muito vantajosa e prazerosa. Isso porque, segundo o investidor imobiliário Valdir Piran, o apartamento tende a custar menos que uma casa, principalmente em regiões mais privilegiadas em acessibilidade, lazer e afins.

Além disso, a segurança é outro elemento das vantagens de se viver em apartamento, uma vez que a casa, por seu turno, não conta com isso. Em outras palavras, Valdir Piran explica que apartamentos contam com portarias e sistemas de segurança interno, o que é perfeito para quem preza por isso. Por fim, as áreas de lazer de um condomínio também são fatores decisivos quando se fala em benefícios, afinal, uma casa comum, por exemplo, dificilmente possui piscinas ou playgrounds para crianças. 

Share This Article
Leave a comment